ARTICULAÇÕES

Acreditamos no trabalho coletivo como forma de irradiar, mobilizar e fortalecer os direitos das crianças, adolescentes e jovens. Para isso, nos articulamos em redes, coletivos, fóruns nos quais compartilhamos conhecimentos e acompanhamos o trabalhos dos conselhos, a fim de incidir junto ao poder público na implementação de políticas públicas qualificadas.

CCDC – Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania
Espaço que contribui para divulgar e efetivar o Direito à Comunicação, agregando academia e organizações sociais em ações de extensão, ensino e pesquisa na área de comunicação, democracia e cidadania. O CCDC está inserido na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA e conta com as parcerias do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, além da Agência Experimental dos estudantes da Facom e da própria CIPÒ.

FETIPA – Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho
O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do trabalho infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, composto por organismos estatais e não-estatais, públicos e privados, empenhados com a temática.

Fórum Baiano de Juventude Negra
É um espaço de articulação, diálogos, interação e aglutinação de grupos, movimentos, organizações, articulações de juventude negra e demais jovens negros(as) interessados(as) na organização e articulação nacional desta juventude, com perspectivas de ação e intervenção social. Integra, o Fórum Nacional de Juventude Negra – FONAJUNE e participa da Campanha Nacional Contra o Extermínio da Juventude Negra

FÓRUM DCA – Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente
Articulação da sociedade civil dedicado à garantia da efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, incidência e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Atualmente envolve aproximadamente mil entidades, entre organizações filiadas, Fóruns e Frentes Estaduais (com suas ONGs filiadas). Sua ação foi decisiva na mobilização pela aprovação do capítulo da criança e do adolescente da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio
Integração dos grupos culturais da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, das mais variadas linguagens e estilos, dedicado a pautar as políticas públicas de cultura voltadas para a região, especialmente garantir gestão participativa, manutenção e fortalecimento do Centro Cultural Plataforma – CCP (Espaço Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia localizado no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário).

Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras – RENAJOC (http://renajoc.org.br/ )
Criada em 2008, a partir do encontro promovido pela ONG Viração Educomunicação, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação. Os adolescentes, integrantes dos projetos de formação da CIPÓ, participam por meio da produção de matérias.

Rede Latinoamericana de Arte para a Transformação Social
Fundada em 1991, é composta atualmente por 70 instituições de diversos países da América Latina que realizam práticas de qualidade na área artística em torno da geração de integração social, cidadania efetiva e promoção dos direitos humanos, interculturalidade e sustentabilidade através da arte.

CECA – Conselho Estadual da Criança e do Adolescente
Órgão de caráter deliberativo, formulador e controlador das políticas públicas, voltadas para o atendimento à criança ao adolescente, observada as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O conselho está vinculado à estrutura da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS. É uma instituição paritária, composta por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Estadual. Como membro da sociedade civil, a CIPÓ acompanha as deliberações do CECA, mas, não tem cadeira no conselho.

CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
É um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente.

Bairro-Escola Rio Vermelho
Articulação comunitária com a participação de escolas públicas, moradores, artistas, empresários e organizações do Rio Vermelho (Salvador, Bahia) que busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação das oportunidades educativas do bairro.