GESTÃO

A CIPÓ é administrada por um Comitê Gestor, formado pelos coordenadores dos quatro núcleos estruturantes das ações da instituição: Formação, Disseminação, Incidência Política e Desenvolvimento Institucional e pelos coordenadores dos projetos.

Os planejamentos estratégicos e os planos de ação anuais são realizados de forma participativa, com a liderança do Comitê Gestor e a participação dos coordenadores e equipes dos projetos.

Os Núcleos estruturantes são:

Formação – é responsável pela experimentação das tecnologias sociais, construção de novos conhecimentos para garantir a continuidade dos processos formativos com adolescentes e jovens. A metodologia da educação pela comunicação é a base das atividades pedagógicas destinada a quatro grandes grupos: educomunicadores, comunicadores comunitários, mobilizadores sociais e ou produtores de mídia.

Disseminação – valida, fundamenta, sistematiza e dissemina referências conceituais e metodológicas geradas pela CIPÓ, com o objetivo de ampliar o impacto de suas ações. Suas atribuições são formar o público externo na metodologia da Educação pela Comunicação, produzir e distribuir materiais didáticos educomunicativos, identificar espaços estratégicos para a difusão de produtos de mídias jovens, provocar e apoiar a instituição na sistematização de suas metodologias e experiências, além de propor interfaces com instituições de formação parceiras.

Incidência Política – amplia e torna visível a pauta dos direitos humanos, sobretudo das crianças, adolescentes e jovens, com ênfase no direito à Comunicação e à Educação. Para isso, realiza estudos, monitoramento e análise de produtos midiáticos e também de políticas públicas de Educação e Comunicação; discute, mobiliza, articula e propõe ações, programas e políticas públicas a partir de atuação em espaços de democracia participativa, como conselhos de direitos, redes, fóruns e grupos de trabalho; além de produzir materiais educomunicativos e mobilizadores e planos de comunicação para organizações e movimentos sociais.

Desenvolvimento Institucional – garante as condições necessárias para o cumprimento da missão, em regime de co-responsabilização com o Comitê Gestor, visando a integração, o bem estar da equipe e a sustentabilidade político-financeira da instituição. Promove apoio administrativo, financeiro, jurídico e de recursos humanos a todas as áreas/núcleos para que estes possam realizar suas ações com eficiência e eficácia. É responsável por cuidar da comunicação institucional e da mobilização de recursos, por meio da geração de receita própria e da busca de parcerias institucionais técnica, financeira e política.

Vinculados aos núcleos estão os projetos geridos pelos coordenadores. Cada projeto conta com uma equipe multidisciplinar dimensionada a partir das metas, processos, prazos e recursos disponíveis.

Comitê Gestor

Ana Fernanda Souza: Jornalista (UFBA) e mestre pelo Programa Multidisciplinar Comunicação e Cultura (UFBA). Atua há 15 amos em projetos de comunicação, educação e direitos humanos.

Luciano Simões: Administrador (UFBA) e mestre em Comunicação (UNISINOS). Atua há 21 anos como gestor de projetos socioculturais e de organizações não governamentais.

Melina Silveira: Administradora (UNIFACS) com especialização em Gestão de Projetos Sociais (ESAMC). Atua há 16 anos na gestão de organizações não governamentais.

Nilton Lopes: Jornalista (UFBA) com Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). Há 13 anos trabalha com projetos voltados para o fortalecimento da participação política da sociedade civil, em especial da juventude.