DIÁRIO DE BORDO

Jovem da formação participa de encontro do UNICEF em Brasília

Dezembro de 2014

A jovem integrante das oficinas de Formação em  Participação Política Emily Santana foi selecionada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para participar em Brasília do encontro da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que reuniu em dezembro dezenas de jovens de oito capitais brasileiras: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A proposta da Unicef, que promoveu a segunda edição do encontro, é buscar um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades na vida de crianças e adolescentes, garantindo maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação. E a juventude é vista como parceira nessa iniciativa. Além de Emily, outro jovem da Cipó, Ezequiel Souza, foi selecionado para o encontro. Segue abaixo o depoimento de Emily sobre sua experiência.

Quarta-Feira – 10/12/2014

Hoje fizemos uma chegada de apresentações de nossas origens, na qual cada grupo mostrou um pouco da cultura de sua capital. Foi uma mostra bem sucinta, criativa e com ideias interessantes. E como em todo ambiente, logo em seguida foram aplicadas as “regras de convivência” do grupo.

Quinta-Feira – 11/12/2014

O dia foi bastante produtivo e cansativo. Pensamos em formas de mobilização para reduzir a desigualdade intra-urbana. Logo após as discussões, fizemos uma dinâmica com o intuito de nos ajudar a trabalhar coletivamente. Tivemos ainda oficinas sobre um dos temas prioritários a partir de metodologia das organizações parceiras. E eu participei junto com uma metodologia do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia – IAJA, a partir da competência “conhecer e reivindicar seus direitos e assumir responsabilidades”.

Sexta-Feira – 12/12/2014

Foi um dia de muitas tarefas. Recebemos convidados que falaram sobre temas que afetam a juventude nos grandes centros urbanos. Em seguida, fizemos uma roda com relatos de lições apreendidas com outros municípios e como isso serviria para ser realizado como plano de ação nas nossas comunidades. E fizemos um passeio por Brasília. Conhecemos a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, e visitamos uma exposição do artista plástico russo Kandinsky.

Sábado 13/12/2014

Foi dia da finalização da Construção dos Planos de Ação para 2015, com estratégia de mobilização de adolescentes e estratégia de diálogo com o setor público. Compartilhamos nossas ideias e encerramos o encontro. Os jovens participantes tiveram muita desenvoltura para falar, para se expressar, não sentiam vergonha. Ao contrário, sentiam-se em um território conhecido.

Por Emily Santana.

Saiba mais sobre a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) AQUI.

Como parte do encontro de jovens, Emily visita a exposição do artista plástico Kandinsky em Brasília