QUARTA DA MÍDIA JOVEM – CAMILA SOUZA

As lentes de Camila sempre olham para o Subúrbio, onde nasceu e desenvolve seus projetos. As imagens cheias de cor e alegria retratam o seu olhar carinhoso com o lugar. Conheçam um pouco mais da tragetória da fotógrafa Camila Souza.

Camila Souza, fotógrafa, arte-educadora, agitadora cultural

Ela se apaixonou pela imagem quando a viu surgindo de mansinho no papel, aos 16 anos, na aula de Pinhole (fotografia com câmera de lata). Era aluna da Oi Kabum – Escola de Arte e Tecnologia, projeto da CIPÓ, curso que passou mais por sorte do que por habilidade: perdeu na seleção por ser muito tímida, mas foi chamada por uma desistência. Lá foi aluna e jovem monitora. “Na Kabum eu fui conhecer o mundo, a rua, os espaços culturais, aprender a andar na cidade. A CIPÓ abriu um leque de possibilidades para minha vida”. Fez faculdade de Artes e voltou como estagiária, monitora, jovem educadora da Agência de Comunicação do Subúrbio. Um ano depois passou a integrar a equipe da Secom – Comunicação Bahia como fotógrafa, onde está até hoje. Em paralelo vai realizando seus trabalhos autorais, olhando sempre para o cotidiano de onde nasceu, em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. Assim surgiu o belo trabalho Janelas da Favela. “Observei que as janelas não tinha grades. Na periferia as pessoas não ficam trancadas em suas casas com grades nas janelas. Elas se comunicam através das janelas”. Lá também desenvolveu o projeto Imagem e Empoderamento, de fotografia Pinhole com mulheres. Agitadora cultural, como se intitula, Camila vai se engajando nos movimentos comunitários como o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio, do qual faz parte e o Coletivo Cutucar, formado por jovens que foram da Kabum. Pelo coletivo, realizou o projeto Mocambos Marginais, de poesias fotográficas do Subúrbio. “Costumo dizer que a minha vida começou na CIPÓ. Antes eu estudava pra área de saúde e nunca pensei que estaria ligada à arte e cultura. A CIPÓ abriu minha mente e expandiu meus olhares”. Para Camila Souza, as janelas da favela podem ser um mundo inteiro.

Camila Souza-1 Camila Souza

Mocambos Marginais

CamilaSouza_MocambosMarginais (7) CamilaSouza_MocambosMarginais (6) CamilaSouza_MocambosMarginais (5) CamilaSouza_MocambosMarginais (4) CamilaSouza_MocambosMarginais (3) CamilaSouza_MocambosMarginais (2)

 

Janelas da FavelaJanelas da Favela-Divulgação-CamilaSouza (5)

Janela da Favela

Janela da Favela

Janela da Favela

Janelas da Favela-Divulgação-CamilaSouza (1)

Janelas da Favela-Divulgação-CamilaSouza (4)