QUARTA DA MÍDIA JOVEM – EDIVAN NEVES

Desenhos no muro do quintal de casa foram os primeiros traços que o Designer e Diretor de Arte Edivan Neves, se dá conta que realizou, aos 15 anos. Os riscos eram feitos com restos de tintas, pigmentos, bisnagas de cor e criatividade. Folheando a revista de um professor descobriu que o que fazia era arte. Os muros do bairro, muitas vezes pichados por ele, passaram a ser coloridos pelo grafitti, o que lhe rendeu visibilidade. Ensinava a técnica para alunos nas escolas e empreendia pintando camisas. “Os vizinhos gostavam, já me viam como um talento”.

E foi através do presidente da associação de moradores que soube do curso da Kabum, projeto das CIPÓ, onde estudou Design Gráfico. Lembra com gratidão de um dos educadores, o professor Eduardo Pita, que apontou caminhos: “Ele me disse que eu tinha um talento que podia ser aproveitado em linguagem de comunicação. Isso abriu a minha mente, ficou muito marcado em mim. A Kabum foi um divisor de águas na minha vida”. Em seguida, atuou no Núcleo de Advocacy da CIPÓ como jovem ilustrador e educador. “Foi minha primeira experiência de trabalho, aquilo era mágico, era a realização de um sonho, onde tive a liberdade de desenvolver minha criatividade livremente. Isso foi tão importante pra mim que hoje sou Diretor de Arte”.

Como profissional, atuou no Liceu de Artes através do grupo Giro – Grupo de Designer Social. Com indicação da CIPÓ, entrou na DIMAS – Diretoria de Audiovisual como designer gráfico e se tornou diretor de comunicação, onde realizou vários projetos. Após esse período, trabalhou na empresa de audiovisual TEM DENDÊ Produções. “Foi onde conheci o Motion Designer, que movimentou minha arte e pude colocar em prática a coisa mais legal que aprendi na CIPÓ: elaborar conceitos”. Com a nova técnica, Edivan passou a produzir animações, vinhetas e artes para audiovisual, realizando trabalhos para cinema, televisão, publicidade e redes sociais.

Atualmente é designer no Departamento de Formação da CAR, na SDR, onde também realiza formação com os profissionais, e atua com a metodologia da Educomunicação. “Sinto que voltei às minhas raízes. Levo para o meu trabalho toda essa bagagem que eu trouxe da CIPÓ, que me mostrou que a comunicação é um direito e a partir dele podemos conquistar outros. Eu tô maravilhado, tenho muito a agradecer a tudo isso”.

A quantidade de trabalhos fez interromper a faculdade de produção multimídia, mas não os sonhos. O objetivo é ser Diretor de Arte na sua própria empresa de design audiovisual, onde pretende aplicar todo esse conhecimento. “Na Kabum a gente brincava de desconstruir as peças de designer que via na rua. Pra mim foi um grande aprendizado e até hoje eu faço isso”. Elaborando e desconstruindo conceitos, Edivan vai criando a sua arte. Você pode conferir o portfólio dele no link: https://ed-neves.wixsite.com/page. Conheça um pouco mais do seu trabalho:

Casmpanha Vestibular UCSAL 2014-CONCEITO LOGO TV DIMAS 2013Frame da vinheta de abertura do programa Nordeste Mais - SBT Nordeste LOGO VINHETA E DIREÇÃO DE ARTE DA SÉRIE MEMÓRIAS DO BRASIL - CANAL CURTA 2017LOGO VINHETA E ARTE ELETRONICA DA SÉRIE BAILÃO - SBT TV ARATU 2017Vinheta de abertura da série Criativos.br Intervenções UrbanasLOGO VINHETA E ARTE ELETRONICA DA SÉRIE ETA POVO CRIATIVO - RECORD NORDESTE 2016SITE III CONCURSO DE CRITICA CINEMATOGRAFICA WALTER DA SILVEIRA