QUARTA DA MÍDIA JOVEM – JEFFERSON BORGES

Jefferson Borges é um jovem Publicitário e empreendedor social do Nordeste de Amaralina, bairro onde mora e divulga com entusiasmo o que ele tem de positivo. Popular e querido, Jeffe pode ser considerado uma liderança da comunidade, mas prefere ser reconhecido como um multiplicador comunitário. É o criador do portal NordesteEuSou, uma revista eletrônica que há seis anos divulga notícias e eventos do bairro.

Mas a iniciativa é muito mais do que um site: promove shows, eventos culturais e de beleza, mutirões sociais, projetos nas escolas e uma diversidade de ações que oportunizam a valorização da comunidade e o empoderamento da juventude. A instituição funciona na laje da sua casa e a equipe, formada por 15 jovens, é renovada a cada ano para dar oportunidade a outras/os. “Levo pro meu trabalho o que aprendi na CIPÓ, os valores da cooperação e colaboração, o trabalho em equipe, o respeito e a valorização do outro”.

Lembra que a ideia do site foi gestada ainda na infância, aos dez anos de idade, quando participou do projeto Escola Interativa, realizado pela CIPÓ na escola Teodoro Sampaio, onde estudava. As/os estudantes tinham que desenvolver um site que revelasse aspectos positivos do bairro. Foi quando criaram o Santa Cruz em Foco, que depois virou o Tel in Revista, página oficial da escola. Tornou-se multiplicador, levando para as/os demais colegas o que aprendia no laboratório. “Fui o primeiro aluno a ter contato com a informática na rede municipal, através do Projeto”. Ainda lembra dos nomes das/os educadoras/es: Fabão, Ana Fernanda, Tati Sousa, Antônio Pita. Da escola, seguiu para outros projetos da CIPÓ: o Estúdio Multimeios, a Kabum – Escola de Arte e Tecnologia, quando cursou designer gráfico, e o Núcleo de Jovens Produtores, onde experimentou diversas linguagens da comunicação.

Como parte da formação na Kabum, fez a vivência de estágio em uma produtora, onde se tornou profissional quando ainda era estudante de publicidade e propaganda. “Conheci na CIPÓ a dinâmica do aprender fazendo e eu sou muito prático, gosto de colocar a mão na massa”. Aos 21 anos, indicado pela ONG, fez intercâmbio em Londres, através do projeto Academia de Festivais, da British Council Brasil, onde conheceu diversas experiências culturais. Voltou com muitas referências e um enorme repertório que até hoje leva para os projetos que realiza. Nesta época, já havia criado o NordesteEuSou. “Nos tornamos uma espécie de ouvidoria do bairro, uma referência local. Até a mídia nos respeita, quando alguém nos procura todos indicam o NordesteEuSou”.

Além do trabalho social, Jefferson também atua no marketing da Rádio Bahia FM, sonho de menino: “Desde sempre eu queria trabalha lá. Certa vez, uma professora achou escrito em meu caderno o que eu queria ser em 10 anos: um grande publicitário e profissional da Rede Bahia”. Agora, tem o sonho de levar o site para todos os bairros populares da cidade e já está implementando o LiberdadeEuSou, no bairro da Liberdade. Alguém duvida que ele vai conseguir? Como diz em suas redes sociais: não existem limites para os sonhos.

Conheça um pouco do seu trabalho:

Jefferson Borges:

CIPO MULTMEIOSJ Jefferson Borges - não existem limites para os sonhos

 

Atuação comunitária:

Jefferson Borges com a equipe da rádio Nordeste eu Sou PROTESTO NORDESTE DE AMARALINA

 

Criança/adolescente na CIPÓ:

Ciber Solidário ESCOLA INTERATIVA

 

Atuação na Kabum/CIPÓ:

 

 

 

PALESTRA NA KABUMkABUM XIM RIO DE JANEIRO

Com a equipe do NoedeteeuSou

ACADEMIA DE FESTIVAISCEQUIPE NORDESTEUSOU 2013