Quarta da Mídia Jovem – Joice Ribeiro

Filha de artesã, Joice é um talento com artes manuais. Diz que descobriu sua paixão pelo artesanato aos 17 anos, no curso de computação gráfica da Kabum – Escola de Arte e Tecnologia, projeto da CIPÓ. Durante as aulas conheceu a técnica de animação Stop Motion, onde desenvolveu habilidades artísticas. Despertou para arte, fazendo pinturas e desenhos em camisas. “Hoje pra mim isso serve bastante porque aprendi a fazer cenários, a modelar objetos, fazer personalizados, que utilizo no meu trabalho”.

Na formação da CIPÓ, além da aprendizagem técnica, diz que teve apoio pessoal e familiar por parte dos educadores. Depois do curso se tornou jovem aprendiz da organização, seu primeiro emprego, onde atua há dez anos na área administrativa. “Foi onde tive a minha base profissional, onde aprendi sobre atendimento ao público, organização de uma empresa, contato com fornecedores e estou sempre assumindo novos desafios”.

O seu mais novo desafio é o empreendimento que criou há um ano: a Artes em Arte, onde realiza produção de festas afetivas, peças de decoração e oficinas criativas para crianças. O negócio começou de forma desproposital, após o nascimento de sua filha Bia, quando passou a produzir festas para ela e para os amigos. Um foi indicando para o outro e virou um negócio, que está sendo gestado com muita dedicação e estudos, através das capacitações que participa. “Hoje sinto necessidade de estudar e me aperfeiçoar cada vez mais para oferecer um serviço de melhor qualidade”. Nas festas, percebeu que as crianças precisavam de atividades mais lúdicas e criou as Oficinas Criativas, onde faz brincadeiras com materiais reciclados.

A atividade manifesta o antigo desejo de estudar pedagogia e trabalhar com crianças. A universidade ainda é um objetivo, agora alimentado também pelo curso de Decoração. Nos projetos, está o desejo de compartilhar o seu conhecimento com as pessoas na comunidade em que mora, na Chapada da Santa Cruz: “Foi numa oportunidade que eu me encontrei. Tenho vontade de fazer oficinas de artesanato para crianças e mulheres, para que tenham as oportunidades que eu tive”. Com o talento e dedicação com que realiza seu trabalho, certamente chegará a muitos lugares.

 

Joice Ribeiro - Oficina de Artes Criativas com crianças Joice Ribeiro - produção artesanal para festas, realizado pela sua emrpesa Artes em Arte Joice Ribeiro - realização dos anos de Bia, pela sua empresa de festas Artes em ArteJoice Ribeiro - Produção de festas realizada pela sua emrpesa Artes em ArteJoice Ribeiro - produção com peças artesanais feitas com material reciclávelJoice Ribeiro - produção de flores gigantes para festas, trabalho da sua emrpesa Artes em ArteJoice Ribeiro - trabalho da sua emrpesa de festas e decoração Artes em Arte    Joice Ribeiro - trabalho com decoração de festas pela sua emrpesa Artes em Arte