QUARTA DA MÍDIA JOVEM – JOSEVALDO CAMPOS

Josevaldo Campos é um comunicador sertanejo que re-conheceu suas origens através das experiências que vivenciou nos projetos da CIPÓ, onde entrou aos 16 anos.  Filho de agricultores, da zona rural de Lamarão (BA), percebeu que podia desenvolver seus talentos na sua terra natal, onde estabeleceu a sua empresa de comunicação.

Josevaldo Campos – jornalista e publicitário, sócio-fundador da agência ConceituA Propaganda.

Ele conta que sempre gostou dessas coisas da comunicação. Filho de agricultores, da zona rural de Lamarão (BA), veio morar em Salvador aos seis anos de idade, quando uma grande seca expulsou sua família do campo. Tinha o sonho de ir pra São Paulo, estudar na USP, mas desistiu quando todos os caminhos o levaram de volta ao interior. Aos 16 anos entrou para o Projeto Estúdio Multimeios, realizado pela CIPÓ. Através desta ação, percorreu diversos municípios da Bahia garimpando e escrevendo sobre cultura popular. “Naquele momento eu tive a certeza que a comunicação e o jornalismo eram o que eu queria fazer profissionalmente”.

Ainda na CIPÓ, integrou o projeto Jovem Aprendiz, onde teve sua primeira vivência no mundo do trabalho. Apresentou a experiência em um Congresso sobre Juventude e Trabalho, em Recife (2005). Lá, teve contato com jovens de várias partes do mundo e do Semiárido, ficou encantado com o que ouviu. Anos depois, viajou durante 1 mês para conhecer as boas experiências de juventude e comunicação no sertão. Passou a integrar o Coletivo Regional de Juventude e Participação Social, atuando no município de Tucano (BA). Assessorava e promovia oficinas de comunicação nos coletivos, ONGs e entidades rurais do interior. “A partir desse momento tudo o que eu fazia era voltado para esses grupos”.

Chegou a estudar engenharia ambiental, trabalhou com turismo, mas trocou tudo pela comunicação e foi estudar Jornalismo, na Faculdade Social da Bahia. Uma professora da faculdade percebeu que tinha afinidade com a política e o indicou para uma vaga de assessor, na Assembleia Legislativa, onde teve a oportunidade de fazer o que gostava: viajar pelo interior, divulgar coisas que estavam dando certo. Nessas idas e vindas, resolveu ficar e se tornou assessor de comunicação da prefeitura de Tucano. Lá fundou a agência “ConceituA”, que presta serviço de propaganda e assessoria para os municípios e organizações, trazendo a questão da responsabilidade Social. “Eu precisaria de um livro de 500 páginas para falar sobre a transformação interior que a CIPÓ me possibilitou. Além de me habilitar tecnicamente, a sua metodologia me permitiu despertar para a vida, para as diversas possibilidades que existiam”.

Época em que cursava Comunicação e Jornalismo em Salvador foto atual Gravando campanha eleitoral na zona rural de Quijingue já pela minnha empresa, a ConceituA Propaganda No estúdio preparando gravação de programa de rádio para campanha eleitoral

 

Com uma parte de minha equipe e atores gravando vídeo institucional em QuijingueCom meu sócio e parte da equipe gravando em Monte SantoEntrevista com jovens do Coletivo Regional de Juventude na Agência Mandacaru para projeto da BrazilFoundation Oficina em Camamu em 2010 sobre comunicação com jovens de assentamentosCoordenando a Conferência de Juventude em 2011 em Nova Fátima OLYMPUS DIGITAL CAMERATraduzindo o representante de Angola no Dia da África (2011), enquanto trabalhava como assessor de comunicação na ALBASeminário Estúdio Aprendiz em 2013, representando a Cipó