QUARTA DA MÍDIA JOVEM – RAIANE VASCONCELOS

Raiane Vasconcelos traz no seu trabalho o olhar cuidadoso e cotidiano para o território onde nasceu, na comunidade Terra para Todos, em Paripe. Desde adolescente, já fazia teatro e participava de ações culturais e mobilizações comunitárias junto com sua mãe. No projeto Oi Kabum, da CIPÓ, ficou apaixonada pela possibilidade de aguçar o olhar através da imagem.

Tornou-se jovem educadora e passou a integrar o Núcleo de Jovens Produtores onde realizou diversas peças de comunicação, foi repórter para o Canal Futura e participou de festivais de audiovisual pelo Brasil. No laboratório de fotografia, onde gostava de passar a maior parte do tempo, produziu o vídeo Memórias da Pele, ganhador de um edital para jovens produtores, e reacendeu a sua paixão pela linguagem de vídeo. Uniu a paixão com suas habilidades em fotografia e com ajuda da educadora Ana Rosa, aprendeu a fazer roteiros e se tornou produtora audiovisual.

O Subúrbio sempre foi o lugar de inspiração para os roteiros que escreve. “Eu observo muito o cotidiano da minha comunidade, vou escrevendo os acontecimentos do dia-a-dia”. Lembra que, quando passava de trem, via as marisqueiras fazendo o seu trabalho, queria retratar essa cena e não sabia como. “Na Kabum descobri que eu podia fazer documentários e falar sobre as coisas que me eram caras, importantes e estava alí perto de mim”. Raiane já teve quatro projetos contemplados em editais públicos, todos com o olhar voltado para as comunidades onde cresceu.

Junto com jovens egressos de projetos sociais fomentou o Coletivo Cutucar e realiza oficinas gratuitas de comunicação, fotografia e audiovisual no Subúrbio. Oferecem serviços que custeiam as atividades gratuitas que realizam. “O coletivo foi um divisor de águas na minha vida, onde eu me encontrei. Todo trabalho que faço utilizo o que aprendi na CIPÓ. O trabalho com arte-educação, a experiências com os educadores, que eram muito diferentes do que a gente tinha na escola. Se foi bom pra mim pode ser bom pra outras pessoas também”. Agora trabalha na produção do seu vídeo Catraca, também sobre o Subúrbio. As imagens que retrata e as histórias que conta tem sempre um pouco da sua história de vida e do seu cotidiano e Raiane faz isso com muita beleza e poesia. Confira um pouco do seu trabalho.

RaianeRaiane Vasconcelos

Projeto Para Raios (2) Projeto Para Raios

Espia salvador Mocambos Marginas - Raiane Vasconcelos

 

Oficina de Malabares - Coletivo Cutucar (2) Oficina de Malabares - Coletivo Cutucar