Quarta da Mídia Jovem – Vinícius Couto

Consultor e Gestor Estratégico de Marca, Vinícius Couto foi um dos primeiros jovens a passar pela formação da CIPÓ, onde chegou aos 14 anos e permaneceu por uma década. Foi educando, jovem monitor, instrutor e profissional. Na organização, encontrou caminhos e parcerias para o trabalho e para a vida.

A trajetória, segundo ele, foi recheada de muito aprendizado. Entrou na CIPÓ nos primeiros dias da organização, integrando a equipe de comunicação do projeto MIAC, onde participou de eventos em Salvador e fora da Bahia. Em seguida, cursou fotografia no Projeto Estúdio Multimeios, produzindo a primeira mostra de fotografia cultural de Salvador, realizada pela organização. Também integrou a Rede Sou de Atitude, de monitoramento de políticas públicas, e o projeto Cibersolidårio. Depois, entrou para o projeto Comunidade Digital e se tornou monitor de outros jovens. Percebeu que poderia ir além e, com apoio da equipe de educadores, escreveu um projeto para o Instituto Credicard. Era uma agência experimental focada em atender o público do terceiro setor. O projeto não foi selecionado, mas ficou entre os três melhores do Brasil. A partir daí se tornou formador de outros jovens na CIPÓ. Integrou o projeto Identidade Digital, na formação para inclusão digital de jovens em diversas comunidades na cidade. Também foi educador do projeto Jovem Aprendiz, fazendo formação de jovens em tecnologia da informação.

Através da CIPÓ, foi convidado pela Secretaria De Ciência Tecnologia E Inovação (SECT) para trabalhar em um município do interior, onde permaneceu por três meses: “Me convidaram pra passar um tempo lá, inaugurando o novo infocentro, um laboratório com 30 computadores. Foi umas das experiências mais interessantes que eu já tive, dava aula pro faxineiro e para a esposa do prefeito”. Nessa época, já fazia criação de campanhas e foi convidado para atuar na CIPÓ Produções, agência especializada em atender clientes do terceiro setor. “Pratiquei coisas que eu gostava muito e descobri um universo de possibilidade de empreender com comunicação visual e coorporativa”.

A universidade foi o caminho seguinte. Na dúvida entre a publicidade e a administração, o sonho de montar o próprio negócio e fazer os seus projetos, falou mais alto. Deixou a CIPÓ para acessar o mundo da comunicação empresarial, e abriu sua empresa. “Eu costumo dizer nas palestras que faço que a CIPÓ me ajudou a me descobrir nesse caminho. Desde adolescente eu ilustrava, eu gostava de fotografia de comunicação mas não sabia onde ia parar”.

“A experiência com educação na CIPÓ me fez pensar a essência da educação além da publicidade”. Atualmente dirige a sua empresa, a AmplaWeb, uma Escola de Negócios e Soluções em Comunicação. Também realiza palestras e treinamentos sobre comunicação empresarial. “Eu vejo que a CIPÓ foi esse divisor de águas na minha vida pra encontrar meu caminho. Me mostrou um mundo de possibilidades e oportunidades de poder colocar em prática o que gostava e ir filtrando outros caminhos”. Guiado pelos sonhos e seus projetos de vida, Vinicius vai buscando “a harmonia perfeita entre a simplicidade e a excelência”, como ele mesmo define seu trabalho.

 

foto-perfilPalestra As Posssibilidade do Marketing Digital no Terceiro Setor CIEE Sa_o Paulo 01

print novo website amplaweb Produc_a_o de Conteu_do Audio Visual - Entrevista Pedro Superti

Produc_a_o de Conteu_do Audio Visual - Entrevista Bruno A_vila Produc_a_o de Conteu_do Audio Visual - Faculdade Dom Pedro II - Grupo UNIDOM